sua informação está aqui

Pela primeira vez, abstenção no segundo turno é menor que no primeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Número de abstenções no 2º turno foi menor que no 1º pela primeira vez
Tomaz Silva/Agência Brasil – 30/10/2022

Número de abstenções no 2º turno foi menor que no 1º pela primeira vez

A abstenção no  segundo turno das eleições 2022  — que chegou a 20,58% — foi, pela primeira vez, menor que no primeiro turno, quando o registrado foi 20,95%, com pouco mais de 32,7 milhões de eleitores. Além disso, o número de pessoas que não foi votar é o mais baixo registrado desde 2006, com 32,2 milhões de pessoas.

Já os eleitores que votaram em branco neste segundo turno  somam 1,7 milhão (1,43% do total), menor que o registrado na segunda rodada de votação da última eleição , em 2018.

Em relação às pessoas que anularam o voto, o número chegou a 3,9 milhões, ou seja, 3,16% do total. O percentual também é bem menor do que os 7,43% do segundo turno de 2018 .

Quando se soma todos os votos nulos, brancos e as abstenções, 37,6 milhões de brasileiros não escolheram nenhum dos candidatos, isto é, 24% do total. 

De acordo com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 60.345.999 votos (50,90%) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 58.206.354 votos (49,10%) .

Segundo a proporção, os eleitores que estão no exterior foram os responsáveis pela maior abstenção.

Em relação aos estados, o Acre e o Amapá lideram o ranking, com  28,4% e 27,1% de abstenções , respectivamente. Já os com a menor taxa, são a Paraíba e o Distrito Federal, ambos com 16,7%.

Vitória de Lula

O atual mandatário derrotado nas urnas ainda não se manifestou sobre o resultado do pleito.

Nesta segunda-feira (31), Bolsonaro saiu do Palácio do Alvorada às 9h25 da manhã . O chefe do Executivo manteve o silêncio  ao sair acompanhado de um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), e do candidato a vice-presidente em sua chapa nas eleições de 2022, o general Braga Netto.

Desde a redemocratização, essa é a nona eleição. Pela primeira vez, o presidente em exercício que tentou a reeleição não terminou eleito . Outro dado histórico é que, como apontou o iG , os líderes nas pesquisas sempre terminaram eleitos .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados