sua informação está aqui

Pecuaristas de MT devem registrar marca utilizada para identificar seu rebanho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Foto:

Os pecuaristas de Mato Grosso devem registrar no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) a “marca a fogo” utilizada pelo produtor como forma de identificação permanente do seu rebanho. O procedimento obrigatório consta na portaria publicada pelo órgão no mês de setembro.

Conforme o documento, o registro da marca a fogo junto ao Indea tem prazo limite de até 30 de junho de 2023. A marca será utilizada pelo instituto para fins sanitários. 

A informação da marca a fogo constará na Guia de Trânsito Animal (GTA) e o produtor que não registrar sua marca será penalizado com o bloqueio da exploração pecuária. Além disso, no caso em que não houver correspondência entre a marca a fogo informada na guia e os animais em trânsito, o produtor também sofrerá sanção.

Para realizar o registro da marca a fogo, o pecuarista deverá preencher e assinar um formulário, que deverá ser apresentado ao Indea, juntamente com a sua ferramenta de marca a fogo. Após isso, o formulário será entregue aos servidor do Indea, que deve apostar a ferramenta de marca a fogo sobre uma almofada própria para carimbos e imprimir o desenho da marca no local específico do formulário. Com isso, o servidor irá inserir, por meio eletrônico, os dados da marca do produtor no sistema do Indea.

O produtor que não utiliza a marcação a fogo ou possui mais de uma marca, também deve registrar junto aos Indea os procedimentos de marcação utilizados para identificar seus bovinos e bubalinos em cada exploração pecuária de sua titularidade.

Caso haja modificação da marca a fogo, o produtor também deve comunicar e atualizar o registro junto ao Indea.

Fonte: AgroPlus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados