sua informação está aqui

MPF investiga Ministério da Economia por entrega de dados a bancos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fachada Ministério Público Federal do Rio de Janeiro
Divulgação

Fachada Ministério Público Federal do Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal abriu um inquérito que investiga possível distribuição pelo Ministério da Economia de dados biométricos e biográficos da população para diversos bancos. A informação foi concedida em primeira-mão pelo jornal O Globo e confirmada pelo iG. 

De acordo com a investigação,que acontece em Pernambuco, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital em conjunto com o Ministério da Economia teriam coletado os dados disponíveis de cidadãos brasileiros armazenados no banco de dados da Identidade Civil Nacional e pelo site oficial do governo para “degustação experimental”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Em nota, o MPF diz que o processo ainda está em fase de apuração e espera resposta dos investigados para que  seja esclarecido quais foram os motivos por trás da movimentação dos dados e quais acordos de cooperação foram rescindidos. O procedimento que incitou o inquérito civil foi levantado em fevereiro deste ano e tornou-se público com a investigação.  

O uso dos dados teria sido feito em conjunto com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que teria utilizado acordos de corporação entre as instituições. Caso culpados, o Ministério investigado pode se enquadrar na Lei Geral de Proteção de Dados, que garante liberdade e privacidade aos cidadãos brasileiros. 

Fonte: IG ECONOMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados