sua informação está aqui

Guedes defende ‘alternância de poder’ na presidência do BID

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Paulo Guedes defende
Lorena Amaro

Paulo Guedes defende “alternância de poder” no BID

O ministro da Economia, Paulo Guedes , defendeu a “alternância de poder” na presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) . O cargo era ocupado por  Mauricio J. Claver-Carone , indicado de Donald Trump . Ele foi afastado em setembro por envolvimento com uma funcionária do banco e ter aumentado o salário dela.

“Queremos alternância de poder no BID. Quem já foi não deve ser de novo. Alguns países ficaram três mandatos, outros com 20 anos no cargo. Então, defendemos o princípio democrático e mandato de cinco anos sem reeleição”, afirmou o ministro.

Guedes participa das Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (GBM) nos Estados Unidos.

No evento, Paulo Guedes tem conversado sobre a sucessão na instituição em reuniões bilaterais com ministros de Finanças, porém evita citar o nome do indicado do Brasil para o cargo.

O afastamento de Claver-Carone ocorreu por unanimidade após uma investigação mostrar que ele havia violado o código de ética do BID. Foi descoberto que o indicado de Trump teve um relacionamento com uma funcionária sênior e assinou aumentos salariais para ela. O crescimento foi de mais de 45% do salário-base em menos de um ano.

Antes da escolha de Trump, o BID só havia tido presidentes latino-americanos. Apesar dos Estados Unidos ser o maior acionista do banco, a nomeação de Claver-Carone foi inédita e ocorreu após o então presidente pressionar a instituição.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Fonte: IG ECONOMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados